"

A Missão País, um projeto a nível nacional, de universitários para universitários, onde o voluntariado e a fé católica estão bem enraizados, ganhou forma na Universidade da Beira Interior (UBI) em 2021, em formato online, fruto da forte presença pandémica que se fazia sentir. Este ano, pela primeira vez, partiram para uma Missão Presencial em Alvoco das Várzeas e Avô.

Durante a semana de 13 a 20 de fevereiro, 39 estudantes ubianos partiram para Alvoco da Várzeas, naquela que foi a primeira semana de missão presencial do projeto Missão País UBI. Foi criado em 2021 por 8 jovens com vontade de trazer e partilhar a sua religião também na universidade, mas que só teve oportunidade de ir para o terreno este ano.

Com o objetivo de ajudar a comunidade que os recebeu, este grupo de jovens passou a semana ao serviço da comunidade. “As expectativas sinceramente já eram bastante elevadas, sabia perfeitamente que iam deixar uma marca fantástica, através da simplicidade, humildade e interajuda”, destacou Cátia Alves, presidente da Junta de Freguesia de Alvoco das Várzeas.

Desde andar de porta em porta a espalhar alegria, a pintar a casa de uma família da localidade e uma parede junto à praia fluvial de Alvoco das Várzeas, os missionários também marcaram a sua presença nos lares e escola, onde Miguel Minas, aluno da escola da Ponte das Três Entradas, confessou que esta presença missionária “proporcionou aos alunos diferentes perspetivas sobre a vida e a união entre os seres humanos”.

Numa semana que requer uma preparação prévia por parte dos jovens responsáveis, denominados Chefes, para que os missionários possam passar uma semana com as melhores condições possíveis, Pedro Jacinto, Chefe Geral da Missão País UBI 2022 e um dos impulsionadores do projeto na universidade, revelou que “o planeamento foi complexo, tendo em conta que estamos a tentar sair de uma situação pandémica, tivemos que pensar em todos os pormenores para conseguirmos chegar ao final da semana sem colocar a saúde, nem dos missionários nem da comunidade missionada, em risco”. Contudo, Pedro realçou que esta semana não se fez só com duas ou oito pessoas, mas sim com um grande conjunto de entidades que tornaram todo o processo fácil, “quanto ao planear de tudo o que é a semana Missão País, mesmo com alguns obstáculos e readaptações, foi fácil, muito devido à equipa de chefes que tínhamos ao nosso lado, bem como toda a Equipa Nacional, que sempre se mostrou disponível para nos ajudar e toda a comunidade que nos recebeu de braços abertos”.

Com poucas expectativas, mas com uma enorme “responsabilidade e vontade de dar a melhor semana aos missionários e à comunidade de Alvoco das Várzeas”, o Chefe Geral enaltece que todos acabaram a semana com um enorme sentimento de gratidão, orgulho e dever cumprido. Opinião também partilhada por Inês Falcão, aluna do terceiro ano do mestrado integrado em Medicina, e missionária de primeira viagem, que confessou ter sido “uma experiência incrível aconselho e recomendo a todos que participem!”.

Cátia Sabino

Edição: Inês Moreira