"

A vontade de manter a tradição da realização das Jornadas Nacionais de Ciências Biomédicas (JNCB), levaram a uma preparação e dinamização de várias partes, consoante o ano em questão, as jornadas são desenvolvidas pela Universidade de Aveiro, pela Universidade do Algarve e pela Universidade da Beira Interior (UBI).

Este ano ficou encarregue da realização das 11.ª Jornadas Nacionais de Ciências Biomédicas (XI JNCB), o Núcleo de Estudantes de Ciências Biomédicas da Universidade da Beira Interior (BioMedUBI),  que tinham sido canceladas no ano anterior, devido à situação pandémica da COVID-19 , que obrigou à total digitalização das mesmas nos dias 8, 15 e 22 de maio.

 

As Jornadas ricas em temas de desenvolvimento pessoal e profissional para os futuros Biomédicos que participaram nestes dias, foram abordados temas que passaram, não só, pelas áreas da Investigação Científica, da Engenharia e da Biologia como também pelo funcionamento e cooperação de empresas. Estas Jornadas contaram com um total de 16 palestras, distribuídas pelos três dias e com oradores de renome que falaram dos mais diversos assuntos: desde o desenvolvimento de “Biossensores para a Deteção e Quantificação Viral” e de mecanismos de “Sinalização do Cancro” até ao “Desenvolvimento de uma Vacina Covid, pela Immunethep”, entre outros.

Com um enorme sentimento de gratidão, para com a equipa diretiva do mandato anterior, Igor Neca e Beatriz Moreira, respetivamente, Presidente e Vice-Presidente do BioMedUBI frisaram que, “O louvor não é só nosso. Também é deles! Sem dúvida, eles apoiaram-nos muito enquanto estávamos a organizar as Jornadas”. Pois, como os próprios referiram, preparar umas Jornadas, que se queriam presenciais, pela sua componente cultural e pelas suas atividades mais lúdicas, cativar e “agarrar” os futuros Biomédicos deste país foi um enorme desafio que creem, ter sido superado com relativo sucesso, dado o elevado número de inscrições.

Segundo o Prof. Dr. Miguel Castelo Branco, Presidente da Faculdade de Ciências da Saúde da UBI, estas XI JNCB, para além de muito bem conseguidas, não só pelo número de pessoas que participaram, mas também pela importância e relevância das temáticas apresentadas e discutidas, foram de encontro “à partilha do conhecimento, a cooperação entre pessoas de diversas instituições e a discussão entre pares, pilares essenciais para a Missão da Universidade”.

Rita Carmo, aluna de 3.º Ano de Ciências Biomédicas na UBI,afirma que as palestras. “permitiram ter uma pequena noção da quantidade gigante de possibilidades que temos no futuro, devido à diversidade e quantidade de temas apresentados”. Para os oradores, um pouco já habituados ao “ensinar através de um computador”, consideraram que foram umas Jornadas muito bem conseguidas não só pelo esforço do Núcleo de Estudantes, como pela vontade para que as mesmas acontecessem. Apesar do sucesso na preparação e organização, uma das oradoras, a Prof.ª Ana Cristóvão, (professora da UBI), ressalvou que, “este é um formato pouco motivador, preferindo o formato presencial para poder interagir mais vivamente com os alunos”.

Todo o esforço, empenho, dedicação e entrega dos vários membros do BioMedUBI culminou naqueles que foram dias de partilha de conhecimento científico e aprendizagem. Este trabalho foi amplamente ressalvado e tido em consideração pelos mais diversos intervenientes: docentes do curso de Ciências Biomédicas e da UBI, oradores e participantes. Todos procuraram deixar bem patente o seu elogio, pela realização das XI JNCB após um ano de interrupção, decorrente da situação pandémica no nosso país.

 

Cátia Sabino