"

Os alunos finalistas da Licenciatura em Ciências da Cultura da Universidade da Beira Interior (UBI), juntamente com a Biblioteca Municipal da Covilhã no âmbito do projeto “Be Connected”, organizaram o evento “Nações Unidas em Debate”. A sessão aconteceu virtualmente no dia 25 de maio e foi transmitida nas redes sociais da Biblioteca Municipal da Covilhã. Esta foi a segunda conferência, que teve como tema “Por um presente mais justo, mais igualitário”.

A mesa redonda foi composta por vários oradores e representantes de diversas iniciativas ligadas à UBI e à Covilhã. Entre eles, Catarina Sales, representando a Comissão para a Igualdade e servindo como moderadora deste debate, assim como a aluna Helena Xavier, que orientou o mesmo. José Rosa, docente e presidente da Faculdade de Artes e Letras, Leonor Correia e o projeto “UBI Acolhe”, Maria Inês Pardal, presidente da Associação AJAS, e Sílvia Pinto Ferreira, com o projeto Quarta Parede, também participaram na sessão. O evento contou ainda com as presenças da Vereadora da Cultura da Câmara Municipal da Covilhã, Regina Gouveia, e da jornalista Conceição Queiroz.

Este debate contou com um discurso de abertura e incentivo por parte da Vereadora da Cultura, onde posteriormente se ouviu a opinião do Presidente da Faculdade de Artes e Letras, afirmando que “as diferenças são muito importantes e muito boas”. Conceição Queiroz foi o destaque deste debate, onde partilhou momentos tocantes nesta sua luta a favor da igualdade. Fez inclusive revelações sobre a pressão que pessoas de cor sofrem diariamente, mas principalmente no local de trabalho, confessando que “ligam para a TVI a pedir que seja despedida por causa do meu tom de pele”. À discussão surgiu também o tema da igualdade de género, meritocracia e da diferença de oportunidades no núcleo de alunos e consequentes resultados académicos. Tal serviu de mote para a apresentação e discussão sobre os projetos desenvolvidos e relacionados com a UBI por parte das oradoras convidadas e de projeções futuras que estas pretendem desenvolver. A sessão encerrou com perguntas colocadas pelos alunos da licenciatura e calorosos agradecimentos por parte da comitiva inteira.

O debate foi gravado e encontra-se disponível aqui.

-Tiago Matos