"

Dois anos após uma interrupção na realização de matrículas presenciais, onde estas foram substituídas pelo regime online e, por sua vez, o primeiro contacto dos novos estudantes com a cidade neve esteve privado também, o ano letivo 2021-22, marca assim o regresso dos novos estudantes à UBI de uma forma totalmente presencial.

Entre os dias 27 de setembro e 1 de outubro, o Polo I da Universidade da Beira Interior acolheu de braços abertos os novos estudantes desta instituição. As saudades de ver novos alunos já eram elevadas, “ainda para mais com o caos destes dois últimos anos, é outra coisa tanto para nós como para os alunos, podermos estar juntos”, como afirma Fernanda Fonseca, funcionária da receção do Polo I. O momento era de grande exaltação e, por isso, sentido nos corredores do polo principal da Universidade da Beira Interior, como explica Vera Batista, funcionaria da UBI, que “já se sentia a falta da típica azafama dos dias de matrículas”.

Duarte Neves, caloiro de Engenharia Informática, afirma que tem “esperança em fazer novas amizades”, contudo, sente-se reticente em relação ao curso e ao que esperar deste. Por sua vez, Beatriz Valente, que entrou no curso de Matemática e Aplicações, acredita que esta nova fase da sua vida vai ser “desafiante” e escolheu a UBI “por ser uma referência a nível nacional”.

Para este novo ano letivo, a Universidade da Beira Interior esta preparada para receber todos os estudantes de uma forma segura e que estes se sintam bem. Como afirma Fernanda Fonseca, “estamos preparados com todos os cuidados nesta instituição”.