"

Nos dias 5 e 6 de março, no campus de Azurém em Guimarães, decorreu o Encontro Nacional de Direções Associativas (ENDA), local onde a Associação Académica da Universidade da Beira Interior (AAUBI) deixou “um marco na história da Associação”, refere a mesma.

Os Plenários de discussão tinham como temáticas a Ação Social e o Abandono Escolar, a Investigação no Ensino Superior, a Valorização do Ensino Superior e do Movimento Estudantil e  Medidas Conjuntas. Trata-se da primeira apresentação de moções em ENDA por parte da AAUBI desde 2018, regressando agora para a cidade neve com todas as suas reivindicações aprovadas por parte do Movimento Associativo Estudantil.

A AAUBI apresentou moções no âmbito da Investigação no Ensino Superior (“Reflexão sobre a Investigação no Ensino Superior”), Valorização do Ensino Superior e do Movimento Estudantil (“Garantir Apoio às Infraestruturas” e” Preparatory Decision and Decision-Making Individuals: Por uma Reflexão Governamental às Composições dos Conselhos Gerais e de Gestão das Instituições de Ensino Superior Portuguesas)”, e Medidas Conjuntas (“Voto de Solidariedade para com a Ucrânia”).

Em destaque estiveram as moções “Reflexão sobre a Investigação no Ensino Superior” e “Preparatory Decision and Decision-Making Individuals”, que  foram alvo de junção e apresentação no Plenário de Medidas Conjuntas, a primeira, em conjunto com a Federação Académica do Porto (FAP), e a segunda, com a Federações Académicas de Lisboa (FAL) e do Porto.

A representar a AAUBI estavam Ricardo Nora, Presidente da Direção, Bruna Romoaldo, Vice-Presidente Adjunta, Duarte Cai-Água, Vice-Presidente para a Política Externa, Joana Pereira, Secretária, e Inês Falcão, Coordenadora da Secção Pedagógica.

O ENDA é um fórum de discussão de caráter consultivo, decisório e eleitoral de todos os estudantes do ensino superior, legitimamente representados pelas Associações Académicas e de Estudantes das respetivas instituições de ensino superior ou das suas unidades orgânicas, as Federações Académicas e estruturas similares.

O evento tem uma periodicidade ordinária trimestral e a sua organização fica a cargo de pelo menos um membro, de acordo com as regras constantes no seu regimento. Neste evento são abordados temas como o Abandono Escolar, a Ação Social, o Acesso ao Ensino Superior, o Financiamento das Instituições de Ensino Superior, entre outros.

O ENDA Minho 2022 contou este ano com a presença de cerca de 80 direções associativas e cerca de 300 dirigentes associativos. Em maio do ano passado, o Encontro Nacional de Direções Associativas (ENDA) realizou-se na Covilhã, na Faculdade de Ciências da Saúde. Nesta edição debateram-se temas como a Ação Social e Sucesso Escolar, Inovação Pedagógica e Reestruturação Curricular e Financiamento e Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).

 

Alex Martins

Edição: Renato Ranito