"

A Ex-Líbris recebeu no dia 21 de outubro o Desfile Miss & Mister AAUBI. Após o Chorão de Molho, esta foi a segunda atividade da Receção ao Caloiro 2021. Desse concurso saíram a Miss Catarina Costa (Bioquímica) e Mister António Dias (Design de Moda). O tema deste ano foram os anos 80.

Esta atividade baseia-se, resumidamente, num desfile de caloiros representantes de cada curso, e com isso, serem eleitos a Miss e o Mister AAUBI desse ano. “Consiste na fase final dos desfiles realizados intra cursos (…) no decorrer da praxe”, disse a Associação Académica da Universidade da Beira Interior (AAUBI) em declarações ao jornal +Academia.

Este é um evento que tem como objetivo “desafiar a desinibição dos estudantes em palco, num ambiente mais descontraído e de diversão, promovendo em simultâneo as suas capacidades criativas”, afirma a AAUBI. O júri deste concurso é constituído por um membro do Fórum Veteranum, um membro da AAUBI e os dois vencedores do desfile do ano letivo 2018/2019, funcionando apenas como um elemento. Após terem vencido, a Miss e o Mister AAUBI receberam como prémio dois bilhetes gerais para a Receção ao Caloiro 2021 e duas garrafas de bebida branca, que foram oferta da Ex-Libris.

Em conversa com os grandes vencedores da noite, podemos saber quais foram as suas emoções e o que estão a achar da Covilhã. Para Catarina Costa, desfilar é “completamente diferente” daquilo que está habituada, e confessa que “foi algo inesperado e stressante, mas memorável”. Já António Dias confessa que converteu todo o nervosismo e inquietação que sentia em “energia positiva, tentando ser engraçado e sexy”. Diz também que foi importante a energia que os colegas de praxe e os superiores estavam a passar para eles. Ambos os caloiros estão muito contentes com a cidade neve e sentirem que realmente pertencem cá.