"

Foi no dia três de outubro de 2021, na Lituânia, que a equipa portuguesa de futsal se sagrou campeã do mundo. Bruno Travassos, docente da Universidade da Beira Interior, no Departamento de Ciências do Desporto, contribuiu para esta conquista, sendo ele o fisiologista da equipa nacional.

Bruno Travassos coopera com as equipas técnicas da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) desde 2019 supervisionando o treino dos atletas de futsal das equipas masculina e feminina e o seu respetivo rendimento nos jogos. Esta avaliação é posteriormente passada aos treinadores, sendo crucial para o planeamento de treinos.

Tem sido uma entidade muito importante na evolução do futsal nacional, contribuindo ainda com a sua experiência científica na própria UBI e nas restantes entidades com quem trabalha.

O fisiologista da Seleção Nacional de Futsal, Professor Auxiliar com Agregação, é o diretor do 2ºCiclo/Mestrado em Ciências do Desporto e investigador do CIDESD – Research Center in Sports Sciences, Health Sciences and Human Development.

Joana Campos

Edição: Jéssica Filipe