"

Nos dias 19 e 20 de junho foi realizada a Bênção das Fitas. A tradicional cerimónia que pretende prestigiar todos os finalistas da Universidade da Beira Interior teve lugar no jardim do Monumento da Nossa Senhora onde as regras impostas pela DGES se fizeram cumprir.

 

O receio de que esta emblemática cerimónia, tão esperada pelos estudantes que no passado ano letivo encerraram os ‘melhores anos das suas vidas’, não se realizasse, era enorme. Gabriel Costa, finalista de Design Industrial, justifica esse receio afirmando que “é um momento especial para nós”. Já Inês Coelho, finalista de Sociologia reforça que “Ao fim de três anos, terminar a licenciatura sem a Bênção é ingrato”.

Naquele que foi o regressar de uma cerimónia tão marcante, Gabriel, considerou que o ponto alto da cerimónia foi quando todos os finalistas cantaram as Bezanas, música entoada por muitos estudantes ao longo do seu percurso académico na UBI. Já Inês realça que o os discursos dos finalistas de cada curso foi o momento mais marcante, e reforça que esta cerimónia marca “um dia que iremos guardar para sempre na nossa memória, pois significa o fim de uma etapa que foi difícil de concretizar e que foi dolorosa, porém, todos os obstáculos que fomos obrigados a ultrapassar, valeram a pena”.

Devido à pandemia que se fazia, e ainda se faz sentir, o uso da máscara e o distanciamento social estiveram presentes na cerimónia. Para Inês, apesar das regras impostas pela DGS “o ímpeto da solidariedade e o espírito de união estiveram presentes”. Contudo Gabriel confessa que sentiu que a cerimónia foi um “momento bonito”, porém realça que “não se sentiu o mesmo carinho e confiança de podermos estar juntos, de nos podermos abraçar, de nos podermos beijar e de ter os nossos familiares ao nosso lado”.

Vanessa Lourenço

Bruno Rodrigues