"

Ocorreu nessa quarta-feira, 19 de janeiro, na Fábrica de Lanifícios, a 3ª edição da exposição Elas ao Som da Fábrica, realizado pelos alunos de Ciência da Cultura.

Com mais uma edição do projeto, Elas ao Som da Fábrica, o principal objetivo de enfatizar a vida das mulheres dentre das fábricas, apresentando o contraste entre o passado e o presente dessa realidade de uma forma única. “É importante não perdemos a gêneses de como começou e de como era a fábrica, de como era a Universidade da Beira Interior que está sediada numa fábrica, valorizar a mulher e as próprias fábricas” ressaltou Rafael Costa, coordenador do evento.

A exposição se dividiu-se em três partes todas conectadas por um caminho de fios, mostrando diferentes faces do ambiente das fábricas. A primeira parte mostrou o contraste entre como as fábricas eram antigamente e como estão nos dias de hoje, por meio de uma série de fotografias, e dentro do ambiente têxtil, apresentava um painel fazendo referência ao tempo e a figura feminina, traçada com lã.

Na segunda parte da exposição, foi apresentado o ambiente do horário de almoço, fora da área de trabalho, momento em que as mulheres tinham contato com a cultura além de um momento de confraternização entre os trabalhadores. Coma participação da orquestra convidada trazendo músicas alegres para o ambiente.

Para finalizar essa 3ª edição, a parte final do evento é um documentário com vídeos de época e entrevistas com de trabalhadores das Fabricas da Covilhã, contando um pouco de suas histórias e vivencias dentro desse meio, trazendo a realidade da época para o atual.

O evento contou com a presença de figuras importantes, como o diretor da Faculdade de Artes e Letras, André Barata, e a Vereadora da Cultura, Regina Gouveia, que fez um breve discurso felicitando os alunos que participaram desse projeto “valorizo muito o fato de trazer aqui a mulher quanto operária, e na condição de mulher, que nesse tempo mais recuado tinha que articular de forma muito mais difícil que hoje, que já evoluiu bastante no quisito de ter que assumir vários papéis, o profissional, de mãe, de esposa, entre outros.”